Nossa Mudança
Mudança é sempre aquela loucura.
Por mais que a gente goste de mudar ou precise, é sempre desgastante e as vezes um tanto atrapalhado.
Essa é a minha terceira mudança desde que a Bia nasceu.
Quando mudamos a primeira vez ela tinha uns 6 meses. Depois quando ela tinha 3, e agora com 4 anos.
Então eu inventei algumas técnicas para tentar facilitar a minha vida.
Pensando em facilitar a vida de vocês também, fiz esse post dividindo as minhas dicas.
É um mini Check List.
Feito isso, tire as medidas do local e veja quais das suas coisas cabem o que vai ser necessário trocar.
Separando coisas Importantes.
1. deixe separado uma muda de lençol e toalhas para a primeira noite na casa nova
2. Separe em sua bolsa os documentos de todos e chaves de ambos os apartamentos.
3. Faça uma necessaire com remédios básicos como antialérgico, antitérmico, termômetro, band aid, soro etc.. Se houver alguma emergência você saberá onde correr.
Faça o mesmo com as suas maquiagens.
4. Separe em uma mala de mão uma troca de roupa para cada um e os seus pijamas para a primeira noite.
5. Use sacolas térmicas para as comidas da geladeira. Peça para que a geladeira seja a primeira coisa a ser descarregada pois será necessário esperar um período para liga-la, conforme orientação do fabricante
Dicas úteis
* Faça uma faxina nas duas casas antes da mudança.
Na casa velha você tire a sujeira grossa. Gordura dos moveis da cozinha... Vai precisar fazer outra faxina também na hora de entregar o apartamento.
Na casa nova deixe os banheiros brilhando, vidros e paredes. Com as coisas em casa fica mais difícil fazer isso, pior ainda em meio as caixas. Assim a casa fica semi pronta para a primeira noite
* Compre sacos de lixo grossos para carregar edredons e roupa de cama caso não encontre caixas o suficiente.
Com as crianças: Procure envolve-las no processo. Aqui pedi ajuda para a Bia separar os brinquedos que iam para doação, e até para decorar as caixas da mudança.
Por mais que a gente goste de mudar ou precise, é sempre desgastante e as vezes um tanto atrapalhado.
Essa é a minha terceira mudança desde que a Bia nasceu.
Quando mudamos a primeira vez ela tinha uns 6 meses. Depois quando ela tinha 3, e agora com 4 anos.
Então eu inventei algumas técnicas para tentar facilitar a minha vida.
Pensando em facilitar a vida de vocês também, fiz esse post dividindo as minhas dicas.
É um mini Check List.
- Escolha um apartamento próximo dos locais que você precisa ir diariamente. Escola das crianças, trabalho, etc..
- Caso não possa ser tão próximo, busque locais de fácil acesso para transporte público, ônibus e principalmente metro.
- Verifique a segurança da rua e do prédio. Antes de assinar o contrato verifique se o proprietário vai permitir que você troque as fechaduras ou acrescente alguma outra medida de segurança.
Ás vezes a chave fica em várias imobiliárias e nuca sabemos quem teve acesso a elas.
- Veja se está próximo a mercadinhos, supermercados e farmácias. São os locais que mais precisamos nas emergências.
Feito isso, tire as medidas do local e veja quais das suas coisas cabem o que vai ser necessário trocar.
Hora de desapegar. Faça a limpa nos armários e guarda roupas. Separe as peças especiais e venda em brechós para levantar uma graninha e poder comprar coisas novas para a casa nova.
O restante das coisas, procure lares e instituições que possam receber as doações. Lembre-se de somente doar coisas que você ou seus filhos usariam. Ninguém merece andar rasgado, sujo ou ter um brinquedo que não funciona ;)
Eu desapeguei tudo no Ideia Dela Store e em alguns grupos no facebook. Na OLX também consegui vender alguns itens.
Eu desapeguei tudo no Ideia Dela Store e em alguns grupos no facebook. Na OLX também consegui vender alguns itens.
Os itens restantes doei para o Lar Batista Aclimação. As crianças de lá precisam de muitas coisas sempre!
Lista de itens a serem transportados. As empresas cobram por volume, ou seja, por quantidade de coisas que você vai transportar. Deixe a lista preparada para a hora da cotação.
Cotação de transporte para mudança. Faça sempre 3 ou mais orçamentos. A diferença as vezes é enorme! Peça referências. Algumas empresas solicitam fazer visita para avaliar a quantidade de coisas a serem transportadas.
Procure empresas ou carretos próximo aos locais de saída ou chegada.
As empresas também cobram por KM rodado.
Buscando Caixas Caso a empresa de mudança não ofereça o serviço de caixas você precisa ir atrás delas. Existe a opção de compra-las ou pedi-las em mercados próximos a sua casa.
Não compre caixas muito grandes. Ficam pesadas de carregar e difícil de manusear. Tenha caixas médias e pequenas, para os objetos mais delicados. Use malas para as roupas ou caixas médias reforçadas. As roupas são muito pesadas e correm o risco de abrir o fundo da caixa.
Não compre caixas muito grandes. Ficam pesadas de carregar e difícil de manusear. Tenha caixas médias e pequenas, para os objetos mais delicados. Use malas para as roupas ou caixas médias reforçadas. As roupas são muito pesadas e correm o risco de abrir o fundo da caixa.
Jornal e plastico Bolha. Pergunte se a empresa de transporte oferece o serviço. Acho muito melhor usar plastico do que jornal pois não suja a louça nem os copos. Mas as vezes o orçamento não permite e o jeito é partir para o jornal mesmo.
A Dica é usar papel higiênico ou papel toalha para pre embrulhar as louças e copos, assim o jornal fica por fora, somente para a proteção das peças.
Canetas de Ponta grossa e Fita Adesiva. Compre canetas marca texto com cores escuras para marcar as caixas e vermelhas para as frágeis.
Escreva nas 4 laterais da caixa para que todos vejam o que você precisa que chame a atenção. Fitas transparentes facilitam pois não ficam por cima da marcação da caneta.
Use fitas largas, que cole de verdade para não correr o risco da caixa abrir. Não estique muito a fita na hora de fechar as caixas para que não estique e solte depois.
Marcando as Caixas. O pior momento na mudança é desfazer as caixas e colocar tudo no lugar. Para facilitar eu criei um método que me ajuda sempre.
1. Separo as caixas por zona da casa.
Ex: Quarto casal, quarto solteiro, Cozinha, Área de serviço, Sala de estar, Sala de jantar, Banheiro e assim por diante.
2. Numero as caixas por zona.
Ex: Cozinha 1, Cozinha 2, Banheiro 1, Banheiro 2 e assim por diante.
3. No caderno eu escrevo o que tem em cada caixa.
Assim o pessoal da mudança não sabe o que tem dentro das minhas caixas e o risco de sumir alguma é menor.
Ex: Cozinha 1: Potes de plástico, Cozinha 2: Copos finos, Banheiro 1: Toalhas, etc
4. Guardo essa lista junto comigo durante toda a mudança, assim posso controlar se tudo foi entregue. E na hora de desfazer as caixas facilitará a sua vida!
Separando coisas Importantes.
1. deixe separado uma muda de lençol e toalhas para a primeira noite na casa nova
2. Separe em sua bolsa os documentos de todos e chaves de ambos os apartamentos.
3. Faça uma necessaire com remédios básicos como antialérgico, antitérmico, termômetro, band aid, soro etc.. Se houver alguma emergência você saberá onde correr.
Faça o mesmo com as suas maquiagens.
4. Separe em uma mala de mão uma troca de roupa para cada um e os seus pijamas para a primeira noite.
5. Use sacolas térmicas para as comidas da geladeira. Peça para que a geladeira seja a primeira coisa a ser descarregada pois será necessário esperar um período para liga-la, conforme orientação do fabricante
Dicas úteis
* Faça uma faxina nas duas casas antes da mudança.
Na casa velha você tire a sujeira grossa. Gordura dos moveis da cozinha... Vai precisar fazer outra faxina também na hora de entregar o apartamento.
Na casa nova deixe os banheiros brilhando, vidros e paredes. Com as coisas em casa fica mais difícil fazer isso, pior ainda em meio as caixas. Assim a casa fica semi pronta para a primeira noite
* Compre sacos de lixo grossos para carregar edredons e roupa de cama caso não encontre caixas o suficiente.
Com as crianças: Procure envolve-las no processo. Aqui pedi ajuda para a Bia separar os brinquedos que iam para doação, e até para decorar as caixas da mudança.
O mais importante é você fazer tudo do seu jeito! Se organize para tentar evitar o estress.
Boa mudança!
Espero ter ajudado.
Se vocês tiverem mais dicas, mandem para a gente complementar essa 'listinha' kkkk