Vida de Mãe | Mãe Empreendedora
Dia 19 de novembro foi o dia mundial do empreendedorismo feminino. Eu queria ter feito este post para comemorar a data, mas não consegui. Então agora vai... Um pouco atrasado, mas ainda valendo. Só não dá pra deixar de falar sobre isso...
Trabalhar em casa. Sonho de (quase) toda mãe.
Ter mais tempo com os filhos, ter o próprio negócio, trabalhar sem sair de casa... Quem nunca pensou em pedir demissão depois do nascimento do seu bebê?
Parece ser fácil na teoria mas você precisa ter muito foco e disciplina.
Se você quer se aventurar no mundo do empreendedorismo, pegue caneta e papel (ou o bloco de notas rsrsrs) e let it go!
O melhor ramo, a melhor forma de divulga-lo, o que muda dentro de casa? Como se disciplinar e manter todo o resto funcionando?
Em primeiro lugar você precisa definir qual o ramo do seu negócio. O que você vai fazer para trazer renda pra sua casa sem você precisar sair dela.
Existem muitas possibilidades, mas você precisa saber qual se encaixa nos seus conhecimentos, vontade e disponibilidade.
POR ONDE COMEÇAR
Muitas opções estão nesse leque de novos negócios, ou negócios modernos, como você preferir.
OPÇÕES DE NEGÓCIO
Eu tenho meu home office ha 8 anos, quando comecei a trabalhar com projetos culturais e programação para blogs e web sites. Mesmo tendo um escritório em casa, sempre tive meu trabalho externo ativo (ha 15 anos - veinha gagá). Compromissos profissionais, shows, viagens a qualquer hora ou dia, sem muitas preocupações em ter que faltar o trabalho no "escritório".
Mas heis que chegou a dona Ana Beatriz pra mudar tudo isso.
Na verdade mudar algumas coisas que eu acreditava me fazer sentir realizada como profissionalmente e como mulher.
Precisei abrir mão de estar presente nos shows e eventos que eu produzia para poder estar com a minha filha. Sim, foi uma opção. E uma dura opção que faço todos os dias.
Mas pra mim, tem valido a pena.
MONTE SEU HOME OFFICE
Bom, voltando ao assunto, depois de definir em que você vai trabalhar, prepare o seu canto de trabalho. Seu escritório pode ser o quarto de empregada, uma parede na sala ou um cantinho no corredor, desde que seja seu. Ali ficará sua agenda, suas anotações, pastas e o seu computador.
Coloque um mural para os lembretes e informações mais importantes.
Eu uso muito o post-it. Quando não preciso mais da informação, ele vai pro lixo ou para agenda.
Invista em uma boa cadeira e uma mesa confortável. Escolha cores estimulantes e mantenha organizado para que o staff mental não tome conta de você.
Estabeleça seu horário de trabalho e avise aos seus clientes. Não prometa orçamentos ou retornos fora do seu horário pré estabelecido.
Converse com a sua família e informe como será sua rotina dali por diante para que eles entendam que você precisa daquele tempo para produzir e poder manter a rotina da casa em ordem.
Confesso que não é todo dia que consigo manter tudo sob controle, mas é a maioria deles.
Tenho algumas dicas que tento usar no meu dia a dia para que eu não enlouqueça totalmente.
Dicas para otimizar seu tempo:
Para trabalhar em casa você precisa de ORGANIZAÇÃO E FOCO
Vamos começar fazendo um cálculo.
O dia tem 24h (por mais que a gente queira mais horas..)
Você precisa dormir 8 horas por dia (sobram 16h)
Divida as 16h por 4. - Essas serão suas jornadas de trabalho.
Você tem 4 jornadas diárias. Divida de acordo com as funções que você precisa realizar.
Aqui em casa é assim:
1. Manhã (das 09h as 12h):
Geral na casa: Declutter - Juntar a bagunça de cima da mesa, dos sofás, brinquedos no chão, roupa fora do armário, arrumar as camas. Dou 15 minutos para cada área da casa. Tipo maratona mesmo!
Almoço: tento sempre deixar algo preparado na noite anterior, ou encaminhado, carne descongelando... Se eu precisar preparar 100% do almoço acabo perdendo tempo de deixar a casa em ordem para o período da tarde
Preparar a Bia para a escola: (ela entra as 13h e eu quem levo) - Almoçamos, vestimos o uniforme, arrumamos o cabelo, monto a lancheira e pé na tábua deixar a pequena na escola e voar pra casa para começar minha segunda jornada
2. Tarde (das 13h as 17h)
Hora de trabalhar - Os primeiros 40 minutos são para responder e-mails, mensagens no blog, dar retornos prometidos e fazer as ligações necessárias. Depois disso é colocar o trabalho agendado em dia. Os últimos 20 minutos são para as anotações do que preciso fazer no dia seguinte. A agenda.
3. Noite (das 17h ás 21h)
Hora de dar atenção pra filhota - Banho, janta, hora da brincadeira, hora da história, conversas de como foi nosso dia, ver desenho juntas.... Enfim, é a nossa hora
4. Madrugada ( das 21h ás 00h)
Esse é o horário mais crítico. Na maioria dos dias a Bia não dormiu ainda a esta hora, meu marido está recém chegando do trabalho...
Um dia sim ou não eu faço turno duplo no trabalho (quando a semana não rende muito) e aproveito este segundo período para produzir mais um pouco. Quando tudo corre bem eu vou dormir meia noite, caso contrário fico ate as 4h (como hoje por exemplo...) Nos dias não, aproveito pra fazer minhas unhas, organizar alguma gaveta, armário, ou simplesmente ver um filme.
*Uma dica fundamental para o meu dia render é acordar e me vestir como se eu fosse sair de casa para trabalhar. Passar o dia todo de pijama me deixa mole e com vontade de só ficar navegando na internet.
MANTENHA SUA CASA ORGANIZADA
Imagina acordar todos os dias com a pia cheia de louça, brinquedos pela casa inteira, roupas para passar amontoadas em uma cadeira... É de estressar qualquer um não é?
Então a dica é manter sua casa em ordem. Não durma com uma pilha de louça na pia. Passe uma vassoura antes de dormir...
Planeje a refeição da semana toda, assim você pode prever que ingredientes vai precisar ou deixar algo pré elaborado de um dia para o outro. Assim você evita aquele ar de bagunça, a correria e os atrasos.
Se for possível, contrate uma diarista para fazer o trabalho pesado como vidros e azulejos. Se não tiver como contratar alguém, se organize para um dia na semana você faxinar um comodo da sua casa. Assim a casa se mantem limpa por mais tempo.
TEMPO DE QUALIDADE X PRODUTIVIDADE
Retire a distração do seu caminho. Tudo o que possa desviar seu foco e atenção deve ficar longe do seu espaço de trabalho.
Faça com que cada minuto investido seja aproveitado da melhor maneira.
Se o tempo é para seus filhos, se dedique 100% a eles. Não atenda telefonemas profissionais nem peça 5 minutos para mandar um e-mail. Fique com eles.
Já, se o tempo for para o seu trabalho, aproveite os momentos em que as crianças estão na escola ou dormindo e mergulhe nos seus objetivos do dia.
As vezes, parar para trocar uma fralda é inevitável. Anote rapidamente seu raciocínio em um papel e volte o quanto antes.
Ter um espaço Kids no seu escritório pode ajudar. Mesinha, papeis e lápis de cor podem render no minimo 30 minutos de concentração pra você.
NÃO SE COBRE DEMAIS. Somente o necessário rsrsrsrsrs
Tenha consciência de tudo o que você precisa dar conta, e se não conseguir, relaxe e compense noutro dia.
Ufa... quanta coisa! Mas esse é só o começo. A parte mais importante esta em suas mãos: Fazer acontecer!
Boa sorte e FOCO! Muitas vezes dá vontade de desistir, mas isso é normal. Só desista se você tiver certeza mais que absoluta que nada disso vai dar certo.
Acho que esse assunto rende vários posts. Então fica aqui o convite: Se você trabalha em casa, manda pra gente o seu esquema e suas dicas. Manda pra cá que vira post!
Por hoje é só pessoal...
. . . .
Se você gostou, curta a nossa página!
Se você amou, compartilhe o post!
Trabalhar em casa. Sonho de (quase) toda mãe.
Ter mais tempo com os filhos, ter o próprio negócio, trabalhar sem sair de casa... Quem nunca pensou em pedir demissão depois do nascimento do seu bebê?
Parece ser fácil na teoria mas você precisa ter muito foco e disciplina.
Se você quer se aventurar no mundo do empreendedorismo, pegue caneta e papel (ou o bloco de notas rsrsrs) e let it go!
O melhor ramo, a melhor forma de divulga-lo, o que muda dentro de casa? Como se disciplinar e manter todo o resto funcionando?
Em primeiro lugar você precisa definir qual o ramo do seu negócio. O que você vai fazer para trazer renda pra sua casa sem você precisar sair dela.
Existem muitas possibilidades, mas você precisa saber qual se encaixa nos seus conhecimentos, vontade e disponibilidade.
POR ONDE COMEÇAR
- Coloque em uma lista todas as possibilidades que você puder se enxergar realizando
- Leve em consideração o seu tempo disponível e otimize o seu dia.
- Verifique o espaço físico que você tem disponível, caso seja necessário no seu negócio
- Conheça sua rede de contatos. Veja se com o networking que você possui já pode começar suas divulgações ou se será necessário um investimento inicial.
- Se especialize, caso você já não tenha conhecimento o suficiente para dar os primeiros passos
- Não se endivide se você não tiver certeza absoluta que isso vai dar certo. Afinal de contas você tem um filho que depende de você.
- Você tem um sonho de abrir um negocio próprio e brilhar? Aqui está a sua chance mas caminhe com os dois pés no chão.
Muitas opções estão nesse leque de novos negócios, ou negócios modernos, como você preferir.
OPÇÕES DE NEGÓCIO
- Revenda: Você compra produtos a preço de fábrica e revende com uma porcentagem para o lucro.
- Importação de produtos: Muitas mulheres cobiçam peças importadas mas não tem condições de arcar com os custos de envio. Fazendo a venda previa de produtos ou comprando em grande quantidade, você consegue importar estes produtos com um custo mais baixo e dividir os custos de envio entre todas as peças vendidas.
- Artesanato: Se você tem dons manuais, esta aí uma grande chance de coloca-los em prática. faça algumas peças e comece divulgando entre seus conhecidos. Se tiver uma boa aceitação, você pode partir para a divulgação ao publico e conquistar os clientes.
- Sociedades, Representação e Parcerias: Assim como você, muitas mulheres estão se aventurando neste mundo independente dos negócios. Busque parcerias ou sociedades que possam agregar valores ao seu negócio. Seja representante de alguma marca e venda seus produtos on line. Diversas grifes trabalham desta forma.
- Web Designers: Você é daquelas que se arrisca no photoshop, monta seu blog, ou vive fazendo 'artesinhas' para as amigas. Ta na hora de se aperfeiçoar. Busque um curso profissionalizante e disponibilize seus serviços.
- Maternidade: Muitas mulheres se especializaram em ser mães. Algumas se aprofundaram nos cuidados pre natal, outras no acompanhamento dos primeiros meses, algumas em alimentação infantil, produtos especializados, produtos naturais... Se você é umas dessas mães estudiosas, quem sabe dividir suas experiências pode ser rentável? Aconselhamento, videos, palestras on line... São diversas as ferramentas que você poderá usar.
- Franquias: Você pode investir em uma franquia e pular algumas etapas como correr pelo reconhecimento da sua marca.
Além dessas opções você ainda pode otimizar sua profissão e aproveita-la. Se você é administradora de empresas, advogada, pedagoga, ou qualquer outra profissão que possa oferecer assessoria remota, mergulhe de cabeça.
Monte o seu plano de negócios. Descreva todos seus objetivos (metas), todas as ações necessárias para chegar lá, os custos que você terá, as fontes de recurso, os locais onde você irá divulgar e vender seu peixe... Enfim, anote cada detalhe como um mapa da mina. É neste plano que você vai conseguir traçar estratégias e ver onde pode dar certo ou errado. O SEBRAE oferece cursos on line e gratuitos para quem quer se aventurar a abrir o primeiro negócio. Eu recomendo!
Eu tenho meu home office ha 8 anos, quando comecei a trabalhar com projetos culturais e programação para blogs e web sites. Mesmo tendo um escritório em casa, sempre tive meu trabalho externo ativo (ha 15 anos - veinha gagá). Compromissos profissionais, shows, viagens a qualquer hora ou dia, sem muitas preocupações em ter que faltar o trabalho no "escritório".
Mas heis que chegou a dona Ana Beatriz pra mudar tudo isso.
Na verdade mudar algumas coisas que eu acreditava me fazer sentir realizada como profissionalmente e como mulher.
Precisei abrir mão de estar presente nos shows e eventos que eu produzia para poder estar com a minha filha. Sim, foi uma opção. E uma dura opção que faço todos os dias.
Mas pra mim, tem valido a pena.
MONTE SEU HOME OFFICE
Bom, voltando ao assunto, depois de definir em que você vai trabalhar, prepare o seu canto de trabalho. Seu escritório pode ser o quarto de empregada, uma parede na sala ou um cantinho no corredor, desde que seja seu. Ali ficará sua agenda, suas anotações, pastas e o seu computador.
Coloque um mural para os lembretes e informações mais importantes.
Eu uso muito o post-it. Quando não preciso mais da informação, ele vai pro lixo ou para agenda.
Invista em uma boa cadeira e uma mesa confortável. Escolha cores estimulantes e mantenha organizado para que o staff mental não tome conta de você.
Estabeleça seu horário de trabalho e avise aos seus clientes. Não prometa orçamentos ou retornos fora do seu horário pré estabelecido.
Converse com a sua família e informe como será sua rotina dali por diante para que eles entendam que você precisa daquele tempo para produzir e poder manter a rotina da casa em ordem.
Confesso que não é todo dia que consigo manter tudo sob controle, mas é a maioria deles.
Tenho algumas dicas que tento usar no meu dia a dia para que eu não enlouqueça totalmente.
Dicas para otimizar seu tempo:
Para trabalhar em casa você precisa de ORGANIZAÇÃO E FOCO
Vamos começar fazendo um cálculo.
O dia tem 24h (por mais que a gente queira mais horas..)
Você precisa dormir 8 horas por dia (sobram 16h)
Divida as 16h por 4. - Essas serão suas jornadas de trabalho.
Você tem 4 jornadas diárias. Divida de acordo com as funções que você precisa realizar.
Aqui em casa é assim:
1. Manhã (das 09h as 12h):
Geral na casa: Declutter - Juntar a bagunça de cima da mesa, dos sofás, brinquedos no chão, roupa fora do armário, arrumar as camas. Dou 15 minutos para cada área da casa. Tipo maratona mesmo!
Almoço: tento sempre deixar algo preparado na noite anterior, ou encaminhado, carne descongelando... Se eu precisar preparar 100% do almoço acabo perdendo tempo de deixar a casa em ordem para o período da tarde
Preparar a Bia para a escola: (ela entra as 13h e eu quem levo) - Almoçamos, vestimos o uniforme, arrumamos o cabelo, monto a lancheira e pé na tábua deixar a pequena na escola e voar pra casa para começar minha segunda jornada
2. Tarde (das 13h as 17h)
Hora de trabalhar - Os primeiros 40 minutos são para responder e-mails, mensagens no blog, dar retornos prometidos e fazer as ligações necessárias. Depois disso é colocar o trabalho agendado em dia. Os últimos 20 minutos são para as anotações do que preciso fazer no dia seguinte. A agenda.
3. Noite (das 17h ás 21h)
Hora de dar atenção pra filhota - Banho, janta, hora da brincadeira, hora da história, conversas de como foi nosso dia, ver desenho juntas.... Enfim, é a nossa hora
4. Madrugada ( das 21h ás 00h)
Esse é o horário mais crítico. Na maioria dos dias a Bia não dormiu ainda a esta hora, meu marido está recém chegando do trabalho...
Um dia sim ou não eu faço turno duplo no trabalho (quando a semana não rende muito) e aproveito este segundo período para produzir mais um pouco. Quando tudo corre bem eu vou dormir meia noite, caso contrário fico ate as 4h (como hoje por exemplo...) Nos dias não, aproveito pra fazer minhas unhas, organizar alguma gaveta, armário, ou simplesmente ver um filme.
*Uma dica fundamental para o meu dia render é acordar e me vestir como se eu fosse sair de casa para trabalhar. Passar o dia todo de pijama me deixa mole e com vontade de só ficar navegando na internet.
MANTENHA SUA CASA ORGANIZADA
Imagina acordar todos os dias com a pia cheia de louça, brinquedos pela casa inteira, roupas para passar amontoadas em uma cadeira... É de estressar qualquer um não é?
Então a dica é manter sua casa em ordem. Não durma com uma pilha de louça na pia. Passe uma vassoura antes de dormir...
Planeje a refeição da semana toda, assim você pode prever que ingredientes vai precisar ou deixar algo pré elaborado de um dia para o outro. Assim você evita aquele ar de bagunça, a correria e os atrasos.
Se for possível, contrate uma diarista para fazer o trabalho pesado como vidros e azulejos. Se não tiver como contratar alguém, se organize para um dia na semana você faxinar um comodo da sua casa. Assim a casa se mantem limpa por mais tempo.
TEMPO DE QUALIDADE X PRODUTIVIDADE
Retire a distração do seu caminho. Tudo o que possa desviar seu foco e atenção deve ficar longe do seu espaço de trabalho.
Faça com que cada minuto investido seja aproveitado da melhor maneira.
Se o tempo é para seus filhos, se dedique 100% a eles. Não atenda telefonemas profissionais nem peça 5 minutos para mandar um e-mail. Fique com eles.
Já, se o tempo for para o seu trabalho, aproveite os momentos em que as crianças estão na escola ou dormindo e mergulhe nos seus objetivos do dia.
As vezes, parar para trocar uma fralda é inevitável. Anote rapidamente seu raciocínio em um papel e volte o quanto antes.
Ter um espaço Kids no seu escritório pode ajudar. Mesinha, papeis e lápis de cor podem render no minimo 30 minutos de concentração pra você.
NÃO SE COBRE DEMAIS. Somente o necessário rsrsrsrsrs
Tenha consciência de tudo o que você precisa dar conta, e se não conseguir, relaxe e compense noutro dia.
Ufa... quanta coisa! Mas esse é só o começo. A parte mais importante esta em suas mãos: Fazer acontecer!
Boa sorte e FOCO! Muitas vezes dá vontade de desistir, mas isso é normal. Só desista se você tiver certeza mais que absoluta que nada disso vai dar certo.
Acho que esse assunto rende vários posts. Então fica aqui o convite: Se você trabalha em casa, manda pra gente o seu esquema e suas dicas. Manda pra cá que vira post!
Por hoje é só pessoal...
*imagens retiradas do google
. . . .
Se você gostou, curta a nossa página!
Se você amou, compartilhe o post!